Bom Jesus de Braga

05 dezembro 2016


Daqui a pouco estamos no Natal e ainda eu falo nas férias do verão. Vá, verdade seja dita, apesar de adorar o Inverno, já tenho saudades desta bela viagem.

Na viagem de regresso a casa aproveitámos para ir a Braga e ver aquilo que não conseguimos ver no início da viagem: o Bom Jesus. Eu já estava farta de ver estas imagens de sonho na TV, mas estar lá, viver aquilo e poder ver com os meus olhinhos é completamente diferente.


Quando vi a quantidade de escadas e patamares que tinha de subir, até me arrepiou a espinha, mas foi tão fácil de fazer e tão giro que num instante chegámos à catedral.


E que bonita que ela é! Vista de fora é tão majestosa que nos faz crer que toda a subida valeu a pena. Tive pena de não fotografar lá dentro, mas havia um casamento naquele momento e eu só consegui dar uma espreitadela.


Quando vou a estes lugares só me lembro que ~a fé de uns é grande negócio para outros~ porque assim que olhei para o lado havia um grande hotel, vários quiosques de comida e bugigangas. A sério, ir a Fátima já me deixa sempre de pé atrás, porque existe tanto dinheiro envolvido, tanta logística que ficamos naquela... isto é um lugar de fé ou é o quê? Ok, nisto divago um pouco quanto ao post, mas a verdade é que o Clero sempre foi um dos órgãos mais ricos e continua a ser.

Voltando à viagem, vimos um lago super giro e quando toquei em algumas das ~rochas~, elas eram falsas. Mais um vez fiquei a pensar que isto era um lugar pensado para iludir as pessoas. Mais a cima, num jardim bem fresquinho (para nossa alegria), surgia mais um lugar lindo, cheio de barquinhos para as pessoas passearem... pagando bilhetes. A sério que há quem queira dar uma volta naquele charco pequeno? Enfim... negócios.


No geral, não fiquei desiludida, pois o Bom Jesus é lindo de morrer e tem uma vista magnífica. Se podia ter menos negócios lá? Podia, mas parece que isso é o pão de cada dia em todo o lado agora.

6 comentários

  1. Ahh se for para ir para questões religiosas... "Não se pode comer carne no dia x", mas quem pagava a dízima já podia. Então não somos todos iguais perante a religião. Nós temos uma opinião muito particular quanto a estes assuntos, mas, para não divagar, ficamos por aqui. Estamos a pensar fazer uma publicação sobre isso se depois quiseres ler.
    Mas esse local... QUE LINDO! Ainda não conhecemos, mas ficou, sem dúvida, na nossa lista de locais a visitar! Que bonito que é! Muito obrigado pela partilha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A religião é um tema que tem sempre muito que se lhe diga xD
      De qualquer das maneiras, crente ou não, adoro a arquitectura das igrejas/santuários e este é um lugar que acho que vocês iam adorar! :D

      Eliminar
  2. Nunca visitei mas tenho muita vontade de lá ir!:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um daqueles monumentos que ouves falar tanta vez e que depois quando o encaras nem acreditas que ele é mesmo assim, como te mostravam e contavam :D eu adorei!

      Eliminar
  3. Adoro adoro o bom jesus, é bem fotogenico para fotos =)
    Tambem me chateia todo esse consumismo a volta do bom jesus, mas locais turisticos sao sempre assim. Ainda nem pus os pes em Fatima, onde esta a minha fé? Hehe tenho de tratar disso, deve ser um local magico mas para os não crentes.

    *SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uma ideia de fé muito diferente da maioria das pessoas. Acredito que há algo maior do que nós, acredito em Deus e essas coisas, mas não acho que a fé esteja nas igrejas. Não somos obrigados a ir às missas e todas as celebrações só porque somos católicos. Acho que cada um tem a sua ideia de fé, a sua maneira de reflectir sobre ela. Fátima é um daqueles lugares que tu até podes não acreditar na história dela, nem gostar de todo o mistério e riqueza lá existente, mas mal chegas ao recinto tu sentes qualquer coisa. É estranho, mas só indo lá é que vais compreender x)

      Quanto ao Bom Jesus, é realmente muito mais bonito ao vivo do que em imagens. Sem dúvida!

      Eliminar

© let's do nothing today por Vanessa Moreira.