02 novembro 2016

Recortes: Outubro 2016


Outubro foi um mês mimado. Variou entre o Verão e o Outono, nada de anormal nesta altura do ano, mas principalmente trouxe a água que o meu Alentejo bem precisa. E eu que adoro as paisagens nesta altura!

um

Sou maluca por plantas e as do meu quintal estão tão grandes e verdinhas que não resisti em partilhá-las com quem me segue.

dois
Fui com o meu moço conhecer uma antiga aldeia que foi despovoada, destruída e que ficou submersa aquando da construção da Barragem do Monte da Rocha, em Ourique. Hoje está a descoberto devido à seca, ainda existem por lá ruínas das casas e do moinho de água. De onde tirei a foto, havia água em Abril deste ano e o que se vê na foto é a junção da nascente do rio Sado (à direita), agora seca, com uma das principais ribeiras que constituem esta barragem (em frente) e que dão o importante caudal inicial do rio. Sim, é estranho pensar que aquele rio que banha Alcácer do Sal a alguns kms e Setúbal na foz é este que aparece na foto, mas acreditem que é.

três
Ofereceram-me duas podas da Rosa-de-Pedra para a minha colecção e eu arranjei-lhes um vaso bem grandinho para elas irem crescendo. Comparando o estado delas a esta foto, elas estão realmente a pegar. Ainda bem!

quatro
Depois da chuva e da trovoada, o dia terminou assim: limpo, gélido e com um toque de pôr-do-sol no alto daquelas nuvens. Um pequeno presente para mim no final de um dia duro de trabalho.

cinco
Mal começaram a cair as primeiras chuvas e a ficar o tempo mais ameno, as árvores começaram a mudar a cor das folhas e a deixá-las cair. Num dia de manhã, no caminho para o trabalho, era este o panorama na estrada... lindo.

seis
Simetria natural. Ia na estrada com o moço, quando olho pela janela e deparo-me com isto. Tive de ser rápida para não encontrar nenhum obstáculo e até me saí bem!

7 comentários :

  1. Lindas fotos! Adoro o Alentejo :)

    ResponderEliminar
  2. As fotografias estão tão inspiradoras! O que adoro mais é as cores, tão intensas e vivas! Apaixonei-me pelas tuas fotos, Vanessa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh :3 obrigada, Inês!
      Eu normalmente gosto muito delas assim, vivas, mostrando as cores que realmente têm. O telemóvel ou a máquina mudam sempre as cores reais da coisa.

      Eliminar
  3. Gosto sempre imenso das tuas fotos, nada que seja novidade para ti ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é sempre bom ~ouvir~ mais um vez :3

      Eliminar
  4. O mês da despedida do calor. Já tenho saudades!

    ResponderEliminar

UP!