1 de Novembro

01 novembro 2016


Este dia traz-me sempre tão boas recordações de infância e desde que fui para Évora elas são melhores ainda. Foi lá onde eu entrei em 2011, fui super bem recebida, fui Bicho feio até ao dia 1 de Novembro, altura em que passei a Caloira, onde molhei o meu pézinho na fonte da sabedoria e onde fui procurar o meu sapato pelas escadas da Sé de Évora às 0h do dia 2. Foi lá que a 1 de Novembro de 2012 a partir das 19h enverguei o traje negro pela primeira vez, sentindo um misto de sentimentos de alegria, orgulho e honra que nunca fui capaz de decifrar. Foi lá que a 1 de Novembro de 2013 me tornei Senhora Estudante, enverguei o traje com os devidos emblemas (e mais alguns), em que levei tanta pancada, mas tornei-me a madrinha mais orgulhosa do mundo e com o sentimento de dever cumprido, de ter ajudado tantos novos alunos, de lhes ter ensinado tanto sobre esta tradição e de ter conseguido, acima de tudo, fazer uma praxe decente contra todas as probabilidades.

O 1 de Novembro não é só a altura em que me relembram que tenho antepassados num cemitério, é também a altura em que mais sinto falta de alguns deles. É a altura em que me lembro de ir de porta em porta pedindo o bolinho bolinho para dentro do meu saquinho. A altura em que me lembro que era uma criança livre, numa terra livre e cheia de pessoas bondosas.

Para mim, todos estes motivos são suficientes para existir este feriado.

4 comentários

  1. Meu deus, que dia tão especial! Este post deixou-me completamente babada. É tão bom ver as pessoas assim felizes com as recordações delas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora hoje em dia seja mais um dia de folga eheh as recordações conseguem transportar-me para aquela altura.

      Eliminar
  2. É realmente muito bom ver toda essa partilha. Obrigado por nos contares os teus momentos felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é bom partilhá-los com os outros :D as recordações são para isso mesmo, para nos alegrarmos com o que ~fomos~ e alegrar quem nos ouve/lê :D

      Eliminar

© let's do nothing today por Vanessa Moreira.