Guimarães

18 outubro 2016


Deixámos o Porto para trás, com o coração cheio e bem apertadinho porque os incêndios na zona estavam a aumentar. Queríamos muito visitar Guimarães, uma vez que é o berço da nação e desde pequena que eu queria ver aquele castelo de perto.

Mas ficámos ambos desiludidos. Sei lá, eu sou do sul, todos os castelos que conheço, na raia espanhola ou mesmo na minha zona, são lá no alto, com uma vista de morrer e é quase como se a qualquer momento avistassem um inimigo. Este não e até fiquei parva quando o vi ali, no meio das casas, sem a tal relva bonitinha, baixinho, depois de virmos de um dos pontos mais altos: Santuário da Penha. Provavelmente não o vi com o distanciamento necessário, mas mesmo "aos pés" dele, não fiquei surpreendida e isso deixou-me bem triste.


As fotos foram todas tiradas com o telemóvel, sorry, mas eu andei desmotivada desde que saí do Porto. Na auto-estrada encontrámos fogos a começarem, bombeiros e até mesmo aqui do alto, juro-vos que o calor era insuportável porque haviam fogos ali mesmo ao lado.

De qualquer das maneiras, não quis ficar sem mostrar este pedaçinho de lugar maravilhoso que encontrámos cheio de gente: o Santuário da Penha. É lindo! A vista é de morrer... embora a desilusão lá presente como vão ver na foto a baixo. É um santuário pequenino, com uma construção diferente, mas adorei!


O próximo destino que tínhamos em mente ficou pendente para o regresso a casa: Braga. Havia outro incêndio mesmo atrás do Bom Jesus e por precaução decidimos continuar a viagem, pois ainda haviam muitos kms pela frente e com mais incêndios.
No próximo post sobre a viagem vou mostrar-vos a nossa mini-visita a Ponte de Lima.

4 comentários

  1. Mas olha que as fotografias ficaram bem giras!
    Nós vamos agora aventurar-nos a ir pela primeira vez ao Porto! Estamos super ansiosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês vão amar! :D Aquilo é lindo e só encontram coisas giras para ver a toda a hora.

      Eliminar
  2. Guimarães não é uma cidade que me cative e a primira vez que vi o Castelo de Guimarães tinha eu uns 11 anos. Regressei agora, com 25 anos e olhei para ele com um olhar mais crítico e realmente não é um castelo bonito à vista.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? O castelo não parece tão esplendoroso como o pintavamos na nossa cabeça. É triste ter estado lá, tentando encarnar a história e associar tudo o que estudei com aquilo... e ver que é uma completa desilusão.

      Eliminar

© let's do nothing today por Vanessa Moreira.