PALÁCIO DA PENA

28 junho 2016

Palacio da Pena

Sintra é amor! Tem história, tem beleza, tem romantismo e tem muito amor.
Achavam que eu me ficava só pela Quinta da Regaleira? Só se fosse doida de fazer uma viagem destas e não ir ao cimo da Serra ver este tesouro.


Devo dizer-vos que fiz um dia de caminhada que me valeu por meses ~anos~ de vida. O nosso GPS indicou o caminho, mas chegámos à saída dos jardins e estacionámos o carro. A maquineta apontava 500m, então lá fomos, a subir como se aquilo fosse ~logo~ ali. Subimos, descemos, subimos e chegámos onde? À bilheteira. Pois, os cromos não conheciam mesmo aquilo.
Comprámos os bilhetes e estafados como estávamos, ingénuos como tudo, pensámos que o autocarro nos levava de borla até lá a cima (mais 500m a pé), mas não. Eram 3€ para ir de autocarro! Fomos a pé, fartinhos de subir, de escadas, de Chineses (sorry, people)... chegámos lá em cima e o autocarro também. Pensamento positivo: poupámos 3€ e estamos prontos para ver o Palácio.

Tritao
Janela Manuelina

Para quem estudou História da Arte, o Palácio da Pena faz-lhe completamente as delícias. Não é só a constituição do monumento em geral que impressiona, mas os detalhes é que fazem a diferença! O Pórtico do Tritão sempre foi algo completamente enigmático, com imensas teorias. Poder estar ali, de frente a ele, imaginando o que raio ia na cabeça de D. Fernando ou pensar em que mito ele se inspirou ou se realmente é apenas uma dedicatória (mais uma) à cultura portuguesa, através de um dos cantos que Camões escreveu.
Ora olhem lá para o maldito bicho e pensem um pouco sobre que teorias mais malucas é que arranjavam para explicar a escolha deste pórtico.

E a janela neomanuelina que é uma réplica da super conhecida janela manuelina do Convento de Cristo em Tomar? Meu deus, D. Fernando naquele tempo tinha uma dedicação a este palácio... como não babar para este Palácio? É que até o interior é super trabalhado, com adornos lindos de morrer.

Castelo dos Mouros

Não visitei o Castelo dos Mouros, com muita pena minha, mas a vista daqui de cima é arrebatadora! O clima em Sintra também é bem diferente. Saímos de Lisboa com um sol abrasador e no fim apanhámos nevoeiro em Sintra. Nada mau para quem se fartou de caminhar. Voltando à vista...
Passámos um bom bocado nesta zona do Palácio, porque há coisas que não se vêem muitas vezes. Apesar de ter ido à Serra da Estrela e ter desfrutado da sensação de estar no ~topo do mundo, parece-me que aqui a coisa é diferente: imaginei-me naqueles tempos, com um vestido todo bonitinho (acho que já referi isso algures no post anterior), a apreciar esta vista magnífica... digam lá que não é linda!?

A Torre do Relógio é assim, sei lá, um dos pontos mais atractivos do exterior do palácio.

Torre do Relógio

Depois da visita ao Palácio fomos investigar o jardim e.. meu deus, o mapa fazia os metros grandes demais! Fizemos 1km em menos de nada e aquilo era sempre a subir e a subir. De qualquer das maneiras, vejam lá se não valeu a pena andar...

Palacio da Pena
Palacio da Pena
Palacio da Pena
Palacio da Pena
Palacio da Pena

Enviar um comentário

© let's do nothing today por Vanessa Moreira.