14 março 2016

NEVE N.08: PENHA GARCIA NUM SALTINHO

Penha Garcia 2016

Quando saímos da Pousada da Juventude e comentámos com o senhor da recepção que íamos a Monsanto, ele recomendou que visitássemos Penha Garcia, porque tinha um tanque de guerra, uma cascata muito bonita, então ficámos a pensar se não for assim tão longe de Monsanto e não nos empatar na viagem, vamos 


Terminámos a visita a Monsanto pela hora de almoço, já tínhamos avistado Penha Garcia lá de cima e fomos em direcção a essa tal terra. Mal chegámos, ficámos perdidos: uma aldeiazita normal, numa encosta de um penhasco, mas que tinha uns acessos ao castelo bastante duvidosos. Deixámos o carro no miradouro junto ao tal tanque de guerra (já mostro) e fomos a pé. Mais uma ~barrigada~ de andar/subir, passámos pela bonita igreja matriz, bem bonita por sinal, e continuámos a subir. Chegámos ao miradouro junto ao castelo e a vista era absolutamente fantástica, mas lá de cima é que se via bem a beleza e o porquê de se falar bem deste lugar: numa encosta temos Monsanto ao longe, um pouco da Serra da Estrela/Gardunha e Penha Garcia, do outro lado... só vendo.

Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016

Decidimos descer, mas só tínhamos 1 hora para poder visitar tudo e seguir viagem até casa, mas aquilo que encontrámos foi espectacular. Desde pessoas a fazer escalagem, a moinhos de água antigos, água que desce da barragem e percorre todos os caminhos por onde passamos, pontes antigasmesas e casas antigas a uma praia fluvial, Penha Garcia é realmente uma boa surpresa no meio do nada.

Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016
Penha Garcia 2016

Lembram-se de ter falado num tanque de guerra? Pois, é que é ~mesmo~ um tanque de guerra da II Guerra Mundial! Foi oferecido como homenagem aos combatentes de Penha Garcia, a pedido da Junta de Freguesia numa altura em que era ~normal~ pedirem-se estas coisas às Forças Armadas, uma vez que são veículos abatidos e que eram usados para adorno das localidades.

//

Para ver mais posts sobre a viagem:



Sem comentários :

Enviar um comentário

UP!